O mês de dezembro tem sido de fortes emoções para as famílias Meneghel e Szafir. Uma semana após aplaudirem Sasha (9) na apresentação de fim de ano do balé, a apresentadora Xuxa Meneghel (44) e o ator Luciano Szafir (38) acompanharam a Primeira Eucaristia da filha, no sábado, 8, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Pontifícia Universidade Católica, Rio. “Fui criada na religião católica, converso sempre com Deus. E Sasha também. Ela foi batizada, rezamos juntas”, contou Xuxa, que vestia elegante túnica estampada sobre o jeans e usava colar com um grande crucifixo. Já Sasha optou por um vestido longo branco, comprado em Nova York, com alça larga e bordado com canutilhos, além de uma tiara com flores do campo no cabelo. A menina parecia tranqüila para vivenciar a cerimônia do sacramento mais importante da Igreja Católica. “A Primeira Comunhão é o dia em que as crianças recebem o nosso Jesus Cristo no coração através da hóstia”, explicou o padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira (72), da capela da PUC. De família judaica, Szafir não escondia a emoção. “Sasha sabe muito sobre a religião do pai, porque o Luciano conversa e explica várias coisas para ela. E, se aos 13, 14 anos, ela quiser ser judia, budista, vai ser. É ela quem vai decidir”, assegurou a apresentadora do TV Xuxa.Enquanto aguardava a cerimônia, Sasha aproveitou para tirar fotos com os familiares. Quando não era Szafir o fotógrafo, Xuxa assumia a câmera digital. Avó paterna, Betty Szafir (58) veio de São Paulo com o filho Salomão (35) especialmente para a ocasião. “É uma emoção enorme porque a cerimônia é muito bonita. E Sasha está linda. Não está, ela é linda”, elogiou Betty. A socialite se sentou com Xuxa e Solange Meneghel (53), irmã da apresentadora, em uma mureta da igreja, onde o trio engatou um animado bate-papo. Do lado materno, também compareceram o pai de Xuxa, Floriano Meneghel (76), e o irmão Blad Meneghel (46) com os filhos Rafael (4) e Vitor (7).

Uma das 29 crianças que freqüentaram durante um ano as aulas de catecismo da professora Hortência de Alburquerque Parisi, na Capela Santa Inês, na Gávea, Sasha recebeu vários elogios. “Ela é meiga e dedicada. A gente vê que Sasha tem uma espiritualidade forte que vem da mãe. Também é atenta e curiosa sobre vários assuntos. É uma criança amiga dos pais e demonstra ter um amor incrível por eles”, afirmou Hortência.

Segurando uma Bíblia e um terço, a garota entrou na capela junto com os coleguinhas. Sentados lado a lado, Xuxa e Szafir acompanhavam as orações através do folheto da missa. A apresentadora ajudou a acender as velas —que significam a renovação das promessas do batismo — distribuídas para as crianças. E Sasha participou da procissão das ofertas, levando o trigo até o altar. Depois, ela recebeu a hóstia e rezou, ajoelhada. Xuxa também comungou. No fim da cerimônia, as famílias Meneghel e Szafir festejaram. “Vamos direto para a pizza na casa da Xu”, contou Betty.

FONTE: Revista Caras

FOTOS DA PRIMEIRA COMUNHÃO